segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

AFINAL O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA?


Considerada como cultura do físico, constituindo-se como parte da medicina, criadora de sofisticadas técnicas esportivas, veiculadoras de ideologias. Afinal, o que é Educação Física? O que não se discute é o seu compromisso em estudar o homem em movimento. O que também se aceita é a ginástica, o jogo, o esporte e a dança como instrumentos para cumprir os seus objetivos. Talvez o que esteja faltando seja a elaboração consciente e adequada desses objetivos. E mais, como desenvolver essas atividades. Náo se discute, também, independente do ângulo do observador, que a Educação Física existe em função do homem, enquanto ser individual e social. Nessa medida, é cultural n seu sentido mais amplo, fertilizando o campo de manifestações individuais e coletivas. É transmissora de cultura, mas pode ser, acima de tudo, transformadora de cultura. Incorpora conhecimentos da Medicina, mas ninguém será capaz de considerar o professor de Educação Física como aquele que cura. A tecnologia esportiva produz campeões e recordes inacreditavéis, mas em sã consciência- e em corpore sano- não podemos aceitar que essa é a sua missão precípua.
A impressão é de que a Educação Física perdeu, ou não chegou a possuir, uma verdadeira identidade. E o agente de toda essa ação, o professor, envolvido num emaranhado de opções, corre de uma escola para uma academia, desta para um clube, então para outra escola. E daí? Por que faz tudo isso? 
Deveria haver um móvel- além da sobrevivência- que o levasse de um lugar para o outro. Quais sao as suas expectativas? Qual deveria ser a sua função na sociedade? Sua atuação quase sempre reflete atitudes formalizadas, mecanizadas. O que não oferece dúvida, é que a Educação Física se ressente de um engajamento filosófico a orientá-la em direção às suas finalidades.
E para você, o que é Educação Física?

Um comentário: