terça-feira, 19 de abril de 2011

Em que consiste a espiritualidade da Semana Santa.

Na sociedade atual a Semana Santa vem perdendo o clima religioso popular. Porém, sobrevivem manifestações de devoção centralizada na Paixão de Cristo.

O povo venera Cristo como o "homem das dores", o nazareno sofredor e moribundo, com ele vive a sua agonia em quanto povo de oprimidos e deserdados. Por esta razão que é a Sexta feira Santa, não o Domingo da ressurreição, a festa cristã popular de maior importância na Semana Santa.
A morte de Cristo é símbolo de todo o sofrimento, tanto do natural como do indevido.
A identificação com o Crucificado leva o povo a plasmar em imagens, gestos, cantos e orações a sua espiritualidade pascal.
O símbolo popular mais forte e comovedor da Semana Santa é a CRUZ. Eis a mística da CRUZ:

"De mil maneiras somos OPRIMIDOS, mas não nos abatemos; com GRAVES PREOCUPAÇÕES, mas não nos desconcertamos; PERSEGUIDOS mas não abandonados; ABATIDOS ao CHÃO mas não nos aniquilamos. MORTOS e eis que vivemos; GASTIGADOS mas não mortos; TRISTES e eis que nos alegramos; POBRES, mas a muitos enriquecendo; NADA TENDO e tudo possuindo." ( 2Cor 4,8-9; 6,9)

Para entendermos a espiritualidade da Semana Santa, centrada na Paixão de Jesus, convém fixarmos nos 3 pontos principais:

1o Sacramental : que corresponde a celebração do Tríduo Pascal, segundo os livros litúrgicos, vivido pelas comunidades e paróquias;

2o Dramatizações : são as representações dos acontecimentos históricos, como a procissão de ramos do Domingo da paixão do Senhor, o lava-pés da Quinta feira santa, a adoração da cruz, da Sexta-feira santa e o lucernário pascal, na madrugada do Domingo da ressurreição ou no entardecer deste mesmo dia. As 3 primeiras representações são as únicas dramatizações litúrgicas oficiais.

3o Religiosidade popular : constituído por diversos atos piedosos e devocionais populares, baseados uns na agonia de Jesus, como a hora santa e o sermão das sete palavras; outros descrevem a paixão inteira do Senhor, como a via sacra, as representações teatrais e as procissões de semana santa.
Essas devoções ajudam a professar a fé, a descobrir o sentido do pecado, a familiarizar-se com a cruz de Cristo, a encarar-se com as injustiças deste mundo.
Tudo converge para o exemplo de Cristo e sua entrega como dom salvador.
"Em Cristo, morto e ressuscitado, temos a esperança de que cada um de nós, de que nosso povo, esmagado por grandes sofrimentos, alcançaremos a libertação total ".

Para muitos a Semana Santa se iguala a um "retiro". Param e querem pensar. Neste período muitos fortalecem a fé, o amor e a esperança. Pensa-se em Deus. Para outros é a oportunidade de responder :
- Qual o sentido da vida?
- Como explicar tanto sofrimento?
- Onde buscar esperanças?

No período da Semana Santa, refletindo sobre a Paixão de Cristo, fazemos nascer, cada dia, em nossos corações a luz e uma nova esperança que na grande vigília pascal brilhará para todo o mundo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Luto pelas crianças vitimas de massacre no RJ


O Blog está de luto, assim como todo o Brasil. Estou com uma grande dor no coração com o massacre ocorrido em uma escola do Rio de Janeiro, onde um psicopata matou 11 crianças e feriu outras 13, todas entre 12 e 14 anos. É simplesmente um absurdo! Não tenho palavras nem condições emocionais para comentar o fato. Eu, posso imaginar a dor dos familiares com a perda, principalmente dos pais. Peço ao pai do ceú que lhes dêem o conforto necessário para suportar tamanha dor, e que abrande o sofrimento dos familiares e, amigos. 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

UFPI divulga quarta chamada do PSIU 2010


A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), torna público o cancelamento da matricula institucional, por abandono de curso, de alunos ingressantes que não frequentaram os primeiros 15 (quinze) dias letivos do período letivo 2011, nos termos estabelecidos no Edital Nº 011/2011-PREG.
Dessa forma torna pública convocação de candidatos aprovados pelo Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU)/2010, quarta convocação, para realização de matrícula institucional, nos dias 5 (cinco) e 6 (seis) de abril de 2011, nos termos estabelecidos no Edital Nº 012/2011-PREG.