sexta-feira, 19 de outubro de 2012

“A Minha Terra é um Céu, Se Há um Céu Sobre a Terra”




Foram com essas palavras que Da Costa e Silva, o Príncipe dos Poetas Piauienses, iniciou um poema em homenagem à sua terra natal, Amarante-PI. Queria o grande poeta falar apenas da cidade onde nascera, mas como podemos perceber, tal colocação cabe a qualquer cidade do nosso querido PIAUÍ.

Comemoraremos na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, o dia do PIAUÍ. Dia deste Estado rico em potencialidades, de belezas raras e de um povo guerreiro e apaixonado por sua terra.

PIAUÍ do Delta do Parnaíba, da Lagoa do Portinho, da Barra Grande, da Serra da Capivara, da Serra das Confusões, da Cachoeira do Urubu, da Opala e do Clima Agradável de Pedro II, do Níquel de Capitão Gervásio Oliveira, das Festas Juninas, do Festival da Uva e do Povo Hospitaleiro de São João do Piauí, da Castanha e do Mel, dos Cerrados, etc. Citamos alguns exemplos, no entanto meus amigos, este espaço é pequeno para falarmos de tudo o que tem de bom em nosso Estado. Todas as belezas e riquezas naturais que Deus nos concedeu.
 
É uma honra ter nascido neste valoroso Estado. É uma dádiva poder percorrer este território e descobrir, cada dia mais, uma qualidade desta terra. O mundo é conhecedor de algumas das riquezas desse lugar, porém, achamos que os almanaques e as revistas não conseguem revelar o grande tesouro que este Estado possui. Para saber o que aqui tem de melhor e descobrir qual o nosso grande tesouro é preciso vir ao nosso Estado e conhecer a nossa gente.

É o povo piauiense que faz com que essas terras sejam o melhor lugar do mundo para se viver. Uma gente que, apesar das adversidades, não vive sem um sorriso estampado no rosto. Um povo pacato e honesto, mas quando se vê ameaçado injustamente, não foge do dever de defender os seus ideais.

Uma gente que mesmo vendo dia após dia escândalos envolvendo os nossos políticos, não perdem a fé no ser humano e na vinda de dias melhores. Gente religiosa e devotada que agradece a Deus todos os dias a benção de está vivo, mesmo com as dificuldades do cotidiano. 

Piauienses que não são todos nascidos aqui. Piauienses que nasceram no Ceará, no Maranhão, no Rio Grande do Sul, em todas as Unidades Federadas e até no exterior, mas que descobriram a magia e a grandeza de ser piauiense.

Piauienses que por força do destino, também estão trilhando os seus caminhos em outras terras sendo destaque na medicina, na música, na advocacia, na política, no serviço público, na construção civil, enfim, em todas as áreas, pois piauiense sempre é bom em tudo que se propõe a fazer.

Terminamos essa humilde homenagem a essa terra amada com uma passagem do seu hino, de composição, também, de Da Costa e Silva e que retrata fielmente o sentimento do nosso povo por nossa terra:
“ Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário